Comida, roupa, eletrônica, decoração… Não importa. Quando nosso cliente recebe seu produto, a primeira coisa em que ele vai reparar é na **embalagem
E como se costuma dizer, a primeira impressão é a que conta. Acaso você iria a uma entrevista de emprego desleixado ou de moletom? O envoltório é o mesmo, nossa carta de apresentação da marca e, como tal, é fundamental cuidar (e muito) da sua imagem.
A função inicial da embalagem não era impressionar, mas sim preservar o produto e protegê-lo para evitar que se estragasse durante o transporte. Mas isso já é coisa da velha escola, os tempos mudam e a embalagem se tornou também parte da nossa estratégia publicitária e no reflexo da nossa imagem de marca.
Se queremos nos diferenciar dos demais, a embalagem é muito mais do que o lugar onde colocamos um produto, é uma oportunidade para chamar a atenção e surpreender o cliente.
E não somos nós que dizemos isso. Diversos estudos de marketing sobre os hábitos do consumidor e sua experiência de compra comprovam. O usuário investe uma média de vinte segundos para olhar os produtos colocados na prateleira e oito segundos para decidir qual escolher. E, nesse caso, o exterior realmente importa e ele se deixa levar pelas sensações que o envoltório transmite com seu design, cores, tipografia ou gráficos mais do que pela qualidade real do próprio produto.
Então, se você é um ecommerce ou um pequeno negócio, preste muita atenção. Se escolher uma boa embalagem, poderá conseguir ainda mais vendas e cativar seu público mais desejado.
Índice
ToggleComo escolher uma embalagem de dez…
Identificação com a sua marca
A embalagem é coerente com a imagem da sua empresa? É simples, elegante, clássica, moderna ou sustentável? Se, por exemplo, a sua marca é respeitosa com o meio ambiente, não fará sentido (e será um grande erro) que o envoltório seja feito de materiais que não sejam biodegradáveis ou reciclados. A embalagem deve transmitir os valores da sua marca e basear-se em todos os elementos da sua identidade corporativa, como a cor, a fonte tipográfica, o logotipo…
Informação sobre o produto
Alguns clientes prestam mais atenção às informações do produto presentes na embalagem do que ao próprio design, como a rotulagem, os ingredientes que contém, as propriedades ou características do mesmo. Isso ocorre principalmente em artigos de alimentação, ecológicos, dietéticos ou de tecnologia e eletrônica.
A embalagem também é ecológica
A tendência ecofriendly é mais do que uma moda. Chegou para ficar, inclusive nas embalagens. É importante utilizar materiais reciclados, biodegradáveis e, em definitivo, respeitosos com o meio ambiente.
Caixas de papelão com um design atraente podem ser a opção ideal para o seu produto. Despeça-se daqueles envoltórios de plástico que, por sua vez, estavam envoltos em mais e mais plástico… Não, obrigado.
Experiência positiva: mais que uma embalagem
Faça o seu cliente sentir-se especial e único. Com a embalagem, você pode demonstrar que não apenas se preocupa com a venda, mas que também cuida dos detalhes e busca proporcionar uma experiência positiva ao consumidor.
Demonstre que você fez um esforço adicional e pensou muito em desenhar um envoltório bonito e funcional. Por exemplo, agregue um valor extra à sua embalagem com um sistema de abertura fácil ou de fechamento… E até considere um uso duplo, incluindo jogos na embalagem ou que ela possa ser usada para guardar outros alimentos na cozinha, por exemplo.
O que você achou dessas dicas? Você as segue? Acrescentaria alguma mais? Conte-nos!
Ontime
A Ontime é um dos principais Operadores Logísticos Integrados da Ibéria, especializado em grandes corporações. Nosso portfólio de serviços está dividido em P&P (Parcel & Pallet) com Serviços XS, XP, XL e ADR; Cargas Completas e Serviços Dedicados; Logística Industrial, grande consumo, Pharma e APQ; Mensageria do Futuro, com distribuição urbana sustentável, mensageria digital e E-commerce; e Serviços Auxiliares especializados em gestão de edifícios, estafetas, serviços postais e de mudanças.