Se você ainda não sabe o que é Inteligência Artificial, aconselhamos que se atualize, visite o nosso fiel amigo Google e pesquise bastante. Porque acredite quando dizemos que é o novo tema de conversa que está na moda, com debate incluído sobre ser a favor ou contra os robôs. E você, o que acha? Na Ontime também acompanhamos as tendências e vamos ainda mais longe, aplicando-as ao nosso campo (como gostamos de fazer).
Você sabia que a IA também se infiltrou na logística e na última milha? A pandemia marcou um antes e um depois em nosso setor e as novas tecnologias começaram a ser aplicadas mais do que nunca, com as necessidades recém-impostas por um mercado exigente e com prioridades diferentes.
Não são poucos os benefícios que a Inteligência Artificial nos traz (e continuará trazendo) na logística. As empresas buscam novas formas de otimizar o processo para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente. A IA nos ajuda na distribuição de última milha em casos como planejar melhor as rotas, atribuir tarefas de forma mais eficiente e prever atrasos.
Vamos te contar!
Índice
ToggleMelhor experiência do cliente
Se há algo pelo qual a IA se destaca é pela sua grande capacidade de análise de dados. Não duvidamos da inteligência do Homo Sapiens Sapiens, mas para ser honesto, neste aspecto, eles nos superam. Mas não se preocupe, não somos seguidores da teoria conspiracionista da robocalipse. O fim da humanidade ainda não chegou e os robôs podem se tornar nossos aliados e nos complementar no âmbito laboral.
Isso acontece na logística de última milha. A IA se tornou nossa nova «bestie» (ou melhor amigo) para analisar os dados dos clientes e prever suas necessidades e preferências. Dessa forma, podemos antecipar as demandas dos nossos clientes e otimizar a gestão de inventários, além de planejar melhor a distribuição dos produtos nas rotas de entrega.
A IA nos permite personalizar a experiência do cliente em tempo real. Ambos os conceitos, personalização e tempo real, nos encantam. Cada vez mais, demandamos um serviço ou produto oferecido ou feito sob medida e nos tornamos voyeurs querendo saber em que estado está nosso pedido naquele momento. E graças às ferramentas que a Inteligência Artificial nos oferece, podemos fazer isso.
Outra grande vantagem é a identificação de problemas que possam surgir na entrega de última milha. Isso nos permite notificar a equipe de Atendimento ao Cliente para que possam resolver qualquer incidente que ocorra.
Otimização de rotas
Um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a otimização das rotas de entrega. Como dissemos antes, esta ferramenta superpoderosa pode analisar praticamente tudo o que desejarmos. E na logística, é muito importante obter informações sobre o tráfego ou distâncias. Não é porque somos curiosos, atenção. É para encontrar a melhor rota de entrega e otimizar nossos tempos (e ainda reduzir os custos de entrega).
E não é só isso! Ao otimizar essas rotas e seus tempos, também reduzimos nossa pegada de carbono. E como você já deve saber, porque com certeza está atualizado e bem comprometido com o planeta verde, isso nos ajuda em nosso compromisso com uma última milha sustentável. Em resumo… Todos ganham! Até nossa querida Mãe Terra!
Maior gestão de inventários
Continuamos a explorar ao máximo a IA. Se ela é capaz de analisar, vamos aproveitar ao máximo. E por que não estudar o inventário?
A Inteligência Artificial nos permite prever quanto inventário será necessário em cada local. E isso nos ajuda a reduzir os custos relacionados ao armazenamento.
Em definitiva, ela prevê a demanda através do uso de algoritmos de aprendizado de máquina e com a análise de dados históricos. Ou seja, pode prever quantos produtos serão necessários para satisfazer as futuras solicitações de clientes.
Depois de ler este artigo, com certeza te influenciamos um pouco para que você exponha sua posição sobre se você é a favor ou não da IA com seus amigos… Na logística, é um rotundo sim!
Ontime
A Ontime é um dos principais Operadores Logísticos Integrados da Ibéria, especializado em grandes corporações. Nosso portfólio de serviços está dividido em P&P (Parcel & Pallet) com Serviços XS, XP, XL e ADR; Cargas Completas e Serviços Dedicados; Logística Industrial, grande consumo, Pharma e APQ; Mensageria do Futuro, com distribuição urbana sustentável, mensageria digital e E-commerce; e Serviços Auxiliares especializados em gestão de edifícios, estafetas, serviços postais e de mudanças.