Com se aproximam semanas em que as compras pela Internet aumentam com a chegada do Natal e a campanha de Black Friday que se aproxima no final deste mês. Confesse… Você conseguirá resistir a fazer alguma compra pela Internet? Se você faz parte dos 99,99% que gostam de pedidos online, sabe muito bem o que é a última milha. Ou não? É aquela última etapa para que seu pacote chegue às suas mãos e você possa desfrutá-lo. Contamos mais!
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ToggleO que é a última milha?
Por trás deste gesto de clicar e usar o cartão, há um longo processo que está muito relacionado com a logística de última milha. Trata-se da última parte do processo de entrega de um pedido ao cliente final, ou seja, você. Em outras palavras, é desde que o pedido sai do último ponto de distribuição, como a loja ou o armazém, até chegar às mãos do consumidor (às suas mãos, claro).
Devemos reconhecer que o transporte de última milha é uma das fases mais complicadas do processo logístico, pois muitos fatores internos e externos entram em jogo. É um verdadeiro desafio para os negócios de última milha. E por quê? Explicamos em detalhes no próximo capítulo…
Os desafios da última milha
Como esta última parte da logística ocorre em cidades, cumprir os prazos exigidos pelo cliente se torna ainda mais complicado devido, sobretudo, a fatores externos como trânsito, acidentes, pouca disponibilidade de estacionamento e muitos outros. Vamos contar um pouco mais sobre os desafios da última milha (que não são poucos):
O Trânsito: Não precisamos detalhar muito sobre este fator, certo? Com certeza você sofre com isso todos os dias, especialmente se mora em uma grande cidade como Madrid ou Barcelona. Agora, imagine o que isso representa para o transportador de última milha: engarrafamentos, retenções, horários de carga e descarga, veículos em fila dupla, zonas de difícil acesso…
Distribuição de volumes menores: Transportar um grande conjunto de pacotes é relativamente fácil. É só encher um caminhão com paletes e pronto. No entanto, as empresas de última milha precisam realizar uma distribuição mais detalhada, o que requer mais recursos, como um maior número de veículos. Isso gera um gasto extra (mais tempo, mais pessoal e mais combustível, entre outros). E não é segredo o preço do diesel, tão valioso (e caro) quanto o azeite de oliva.
E o que podemos fazer? As entregas de última milha evoluíram muito nos últimos anos. E muito rápido! Este tipo de logística passou por uma grande transformação. Quer saber como? Vamos para o próximo capítulo!
Como a última milha evoluiu?
Como se fosse um Transformer, Pokémon ou Digimon (você escolhe conforme seus gostos), a última milha evoluiu a passos largos. E tinha que ser assim diante da demanda de um mercado com clientes cada vez mais exigentes. Queremos as entregas quase instantaneamente, com frete grátis e o mais personalizado possível. Este é o nosso «Tem que pegar todos» do mundo da logística. Mas como somos uns craques (sim, um pouco de amor próprio não faz mal), desenvolvemos diferentes «truques» ou chaves para otimizar a última milha.
- Otimização de rotas de transporte: A tecnologia se tornou um dos nossos melhores amigos e foi crucial para nos ajudar a otimizar as rotas e melhorar os tempos de entrega. Já é comum que as empresas de transporte usem tecnologias como inteligência artificial. E até drones, robôs e veículos autônomos.
- Gestão de armazéns com a mais recente tecnologia: A otimização da gestão de armazéns também ajudou muito a melhorar a experiência do cliente. Sabemos em tempo real o estado e a localização do pacote, desde o ponto de distribuição até a chegada ao usuário. Ou você não é daqueles que, ansioso, verifica repetidamente onde está seu pedido?
- Desenvolvimento da logística urbana: Outra solução é o uso de veículos menores como bicicletas, que além de serem fáceis de estacionar e de acessar o centro urbano com restrições, são muito mais sustentáveis. E assim fazemos um 2×1! Porque também é importante contribuir para um planeta mais verde.
Também são criados microcentros de distribuição situados mais perto dos clientes. E isso na Ontime nos é muito familiar. Você conhece nossos centros Proximity?
Nossos Centros Proximity…
Você sabe o que é Proximity? É muito mais do que um projeto de pontos de entrega e coleta. Nossa diretora de Proximity, Nadia Uceda, explica em que consistem esses novos espaços urbanos onde o usuário poderá viver uma experiência 100% sustentável…
Ontime
A Ontime é um dos principais Operadores Logísticos Integrados da Ibéria, especializado em grandes corporações. Nosso portfólio de serviços está dividido em P&P (Parcel & Pallet) com Serviços XS, XP, XL e ADR; Cargas Completas e Serviços Dedicados; Logística Industrial, grande consumo, Pharma e APQ; Mensageria do Futuro, com distribuição urbana sustentável, mensageria digital e E-commerce; e Serviços Auxiliares especializados em gestão de edifícios, estafetas, serviços postais e de mudanças.