Quando você já tinha se familiarizado com os millennials e a geração Z (ou até mesmo é um deles), um novo tipo de consumidor está ganhando força no mercado…

Trata-se da geração Alfa, também conhecida como geração glass, upagers, the alphas, global gen ou multi-modals. É a geração nascida depois de 2010, justamente quando a Apple lançou seu iPad pela primeira vez. Coincidência? Julgue você mesmo!

Esses membros da geração Alfa são os verdadeiros nativos digitais. Desde praticamente o nascimento, eles foram expostos às tecnologias mais recentes, que farão parte de suas vidas tanto no nível pessoal quanto profissional.

Tudo se une em um único mundo, tudo está conectado, e eles observam através de uma tela. O físico fica em segundo plano (ou em terceiro ou quarto), enquanto o digital se impõe no seu dia a dia e na sua maneira de fazer as coisas. Suas experiências, atitudes e expectativas serão marcadas pela tecnologia.

Inovadores, criativos, inteligentes, impacientes (eles querem tudo agora), amantes da personalização de produtos e serviços e extremamente exigentes. Segundo um relatório da agência Human Connections Media, “eles se destacarão por serem mais empreendedores, comprarão principalmente online e terão menos contato humano.” Você está pronto para esse tipo de cliente?

Se ainda não considerou isso, apresse-se e busque sua estratégia. A grande maioria das marcas, especialmente no setor de e-commerce, já está focada neles, projetando suas campanhas e criando produtos pensando nessa nova geração.

Apesar de os clientes ativos reais ainda serem os millennials, a influência deles na decisão de compra de seus pais é muito clara. Segundo o estudo “Entendendo a geração Alfa” realizado pela agência de comunicação Hotwire, 41% dos pais consideraram seus filhos na compra de dispositivos eletrônicos.

Este mesmo relatório destaca que “dois terços dos pais afirmam que os hábitos e necessidades de seus filhos influenciaram sua última compra. Nos Estados Unidos, esse número é de 81%, que quase sempre reflete as tendências no consumo e uso da tecnologia.”

Geração Alfa o perfil do cliente do futuro

Por isso, as marcas estão começando a levá-los muito em conta. Tome nota do que essa geração busca e adapte ao seu e-commerce:

  • Realidade aumentada: conforme as tecnologias crescem, a geração alfa jogará, aprenderá e interagirá de forma interativa com os novos dispositivos e aplicativos. Eles deixam para trás o papel passivo de antigamente para buscar experiências interativas. A Universidade Complutense de Madrid e a de Salamanca indicam isso no estudo “O consumo e uso de dispositivos móveis e Apps por crianças da geração Alfa na Espanha”.
  • Uso da voz: eles preferem a comunicação visual e o controle por voz. Neste mesmo relatório, é destacado que essa geração “se destaca por um uso maioritário de vídeos em relação a outros formatos e pela preferência de acesso à interface por voz (daí a proliferação do uso de alto-falantes inteligentes…)”.
  • Inteligência artificial: estão cada vez mais familiarizados com dispositivos de inteligência artificial, como é o caso dos assistentes virtuais Siri e Alexa. E, no futuro, esses sistemas poderão até mesmo possuir inteligência emocional.
  • Uma nova forma de publicidade: buscam marcas autênticas, que sejam honestas (assim como seus embaixadores, conhecidos como influenciadores), diversas e inclusivas, preocupadas com a sustentabilidade e sutis. Não gostam de publicidade invasiva, aquela que anuncia um produto de forma descarada. Muitas marcas já estão criando campanhas para serem exibidas no momento exato do consumo em diferentes plataformas, especialmente nas redes sociais.

Você aplica isso no seu negócio? Conte-nos!