A pandemia impactou nossos hábitos de consumo. Isso aconteceu drasticamente durante os meses de confinamento e se manteve até o presente. Apostamos no comércio local ou de proximidade, optamos por produtos mais saudáveis ​​e preferimos embalagens sustentáveis. Já são muitos os negócios que se adaptaram e buscam um espaço em uma tendência que vem ganhando força no e-commerce: o small batch.

Em pequena escala

Setores como alimentos e bebidas, cosméticos e moda foram os pioneiros na introdução deste novo modelo de negócios baseado em uma linha de produção pequena. Caracteriza-se por vender um número limitado de unidades, satisfazendo assim as necessidades dos seus clientes ao oferecer exclusividade, entre outros valores agregados.

A produção em pequena escala também traz benefícios ecológicos na área de alimentação. O comércio vende produtos sem a necessidade de tantos intermediários, reduzindo assim o desperdício alimentar. Na Europa, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo, segundo dados da União Europeia.

Producción a la carta

Cuidam do planeta

Esse tipo de negócio também se soma à sustentabilidade. As marcas comprometem-se a ser ecologicamente responsáveis no seu processo produtivo, utilizando matérias-primas sustentáveis e até mesmo métodos tradicionais ou artesanais, graças aos recursos naturais.

Agora não importam apenas os produtos ou serviços, mas também o que está por fora. A embalagem de uma marca pode nos influenciar no processo de compra. As empresas buscam uma embalagem mais ecológica sem perder suas propriedades ao mantê-la em condições ideais.

A intenção é criar uma experiência no consumidor e impulsionar a imagem da marca para que o cliente se identifique com ela e com seus valores.

small batch

A um consumidor local

Segundo um relatório da consultoria de comunicação Ideas LLYC, para 2021 ressurgiu a tendência de apoio ao comércio local. «Isso se deve a uma maior consciência sobre as decisões de compra e as implicações que elas têm nos diferentes players, especialmente naqueles que se encontram em um raio relativamente pequeno», destaca o estudo.

De fato, os números demonstram essa tendência. Cerca de 55% dos consumidores espanhóis prefere comprar em pequenas empresas ou negócios locais, e 32% espera gastar mais em pequenos negócios. Assim indica um recente relatório da Deloitte e Facebook.

Qué es el small batch

Tornam-se conhecidos através das redes sociais

O *small batch* também se caracteriza por utilizar as redes sociais para que uma marca se torne conhecida e, assim, aumente suas vendas online. E não são apenas as lojas online que fazem isso, mas também as lojas físicas.

Um estudo recente da Deloitte destaca que 38% dos consumidores de comércio local descobriram marcas locais graças às redes sociais. A chave está em cuidar da imagem da marca, do conteúdo e da forma de comunicação de seus perfis oficiais, além de transmitir valores de proximidade, honestidade e transparência, entre outros.