A pandemia impactou nossos hábitos de consumo. Isso aconteceu drasticamente durante os meses de confinamento e se manteve até o presente. Apostamos no comércio local ou de proximidade, optamos por produtos mais saudáveis e preferimos embalagens sustentáveis. Já são muitos os negócios que se adaptaram e buscam um espaço em uma tendência que vem ganhando força no e-commerce: o small batch.
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ToggleEm pequena escala
Setores como alimentos e bebidas, cosméticos e moda foram os pioneiros na introdução deste novo modelo de negócios baseado em uma linha de produção pequena. Caracteriza-se por vender um número limitado de unidades, satisfazendo assim as necessidades dos seus clientes ao oferecer exclusividade, entre outros valores agregados.
A produção em pequena escala também traz benefícios ecológicos na área de alimentação. O comércio vende produtos sem a necessidade de tantos intermediários, reduzindo assim o desperdício alimentar. Na Europa, cerca de 89 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo, segundo dados da União Europeia.
Cuidam do planeta
Esse tipo de negócio também se soma à sustentabilidade. As marcas comprometem-se a ser ecologicamente responsáveis no seu processo produtivo, utilizando matérias-primas sustentáveis e até mesmo métodos tradicionais ou artesanais, graças aos recursos naturais.
Agora não importam apenas os produtos ou serviços, mas também o que está por fora. A embalagem de uma marca pode nos influenciar no processo de compra. As empresas buscam uma embalagem mais ecológica sem perder suas propriedades ao mantê-la em condições ideais.
A intenção é criar uma experiência no consumidor e impulsionar a imagem da marca para que o cliente se identifique com ela e com seus valores.
A um consumidor local
Segundo um relatório da consultoria de comunicação Ideas LLYC, para 2021 ressurgiu a tendência de apoio ao comércio local. «Isso se deve a uma maior consciência sobre as decisões de compra e as implicações que elas têm nos diferentes players, especialmente naqueles que se encontram em um raio relativamente pequeno», destaca o estudo.
De fato, os números demonstram essa tendência. Cerca de 55% dos consumidores espanhóis prefere comprar em pequenas empresas ou negócios locais, e 32% espera gastar mais em pequenos negócios. Assim indica um recente relatório da Deloitte e Facebook.
Tornam-se conhecidos através das redes sociais
O *small batch* também se caracteriza por utilizar as redes sociais para que uma marca se torne conhecida e, assim, aumente suas vendas online. E não são apenas as lojas online que fazem isso, mas também as lojas físicas.
Um estudo recente da Deloitte destaca que 38% dos consumidores de comércio local descobriram marcas locais graças às redes sociais. A chave está em cuidar da imagem da marca, do conteúdo e da forma de comunicação de seus perfis oficiais, além de transmitir valores de proximidade, honestidade e transparência, entre outros.
Ontime
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