• Começa a operar o primeiro dos cinco caminhões elétricos que este ano estarão disponíveis para transporte de mercadorias desde sua planta em Valência.
  • Com o lançamento desta iniciativa, dá-se mais um passo em seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono ao longo de toda a sua cadeia de valor até 2040.

Madri, 11 de maio de 2023 – A Coca-Cola Europacific Partners, seu fornecedor de transporte, Ontime, e a marca pioneira em mobilidade elétrica Volvo Trucks, uniram-se para operar com caminhões de transporte pesado de longo percurso 100% elétricos desde a planta de Valência. Está previsto que este ano estejam disponíveis cinco caminhões elétricos para desenvolver operações logísticas na Comunidade Valenciana. O primeiro deles, já disponível, será responsável por fazer a rota ‘shuttle’ entre a fábrica e seu armazém, uma distância de 30 quilômetros.

A CCEP e a Ontime planejam que o restante dos caminhões realizem diferentes rotas, tanto a partir da planta em Quart de Poblet quanto a partir de seu armazém distribuidor, para transporte direto aos clientes.

Com esta iniciativa, a Coca-Cola, a Ontime e a Volvo reafirmam seu compromisso com a mobilidade sustentável para dar o salto à eletromobilidade no transporte pesado de mercadorias. Trata-se de veículos Volvo FH Electric, que contam com 3 motores elétricos combinados com a caixa de câmbio I-Shift da Volvo, com uma massa máxima em conjunto (MMC) de até 44 toneladas, torque do motor instantâneo de até 2.400 Nm e uma potência de até 540 KW e um armazenamento de energia total de 540 kWh.

Para Daniel López Bárcena, diretor de logística da Iberia da Coca-Cola Europacific Partners Iberia:

«O uso desses caminhões elétricos para o transporte de nossas bebidas representa um passo a mais em nossa estratégia de alcançar uma logística sustentável que nos permita avançar em nosso compromisso de sermos uma empresa neutra em carbono ao longo de toda a nossa cadeia de suprimentos até 2040. Colaborar com empresas como a Ontime e a Volvo nos permite dar passos nesse objetivo e mostra como a aliança entre empresas é fundamental para isso. Este é um passo que queremos continuar explorando no futuro a curto e médio prazo para, como membros da Aliança EV100, termos toda a nossa frota elétrica em 2030.»

Por sua vez, Cristóbal San Juan, diretor de desenvolvimento de negócios da Ontime, confirmou que:

«A eletromobilidade em nossa frota de caminhões pesados já é uma realidade na Espanha, graças ao forte compromisso que fazemos em ESG e, claro, à forte aliança que fortalece dia a dia nosso compromisso com a Sustentabilidade, tanto com nossos parceiros Coca-Cola Europacific Partners quanto com a Volvo.»

Além disso, Giovanni Bruno, diretor-geral da Volvo Trucks, declara que:

«Esta é uma colaboração emocionante que demonstra o compromisso por um transporte livre de emissões de CO2 de empresas pioneiras como a Coca-Cola e a Ontime. A eletromobilidade já é uma realidade em nosso país, e é uma honra acompanhar nossos parceiros de negócios no cumprimento de seus objetivos de descarbonização, graças ao lançamento de nossos caminhões 100% elétricos.»

Estratégia de Logística Sustentável da CCEP

A Coca-Cola Europacific Partners estabeleceu como objetivo se tornar, ao longo de toda a sua cadeia de valor, uma empresa neutra em carbono até 2040. Nesse sentido, a empresa busca que a logística que acompanha o negócio seja o mais sustentável possível, a fim de que o impacto da atividade seja cada vez menor.

Para a CCEP, é fundamental e prioritário reduzir as emissões de carbono geradas nas atividades sobre as quais tem controle direto. Assim, após uma análise meticulosa de sua cadeia de valor, a engarrafadora identificou a origem de sua pegada de carbono, representando o transporte em 8%.

Com o objetivo de descarbonizar o transporte de suas mercadorias, a estratégia de redução de emissões se baseia tanto no uso de veículos elétricos quanto no uso de combustíveis de última geração. A CCEP faz parte da Aliança EV100 do The Climate Group, que se comprometeu a ter 100% de sua frota elétrica em 2030.

Por outro lado, está desenvolvendo, junto com outros fornecedores, projetos piloto para o uso de combustíveis de nova geração, como o HVO (Óleo Vegetal Hidrotratado), que estão permitindo economias significativas nas rotas desenvolvidas na Península Ibérica.

Adicionalmente, para a redução de emissões, também está promovendo ações de otimização de cargas e rotas. Para isso, conta com novas tipologias de veículos, como duotrailers e caminhões de dupla altura, ou projetos colaborativos para transporte compartilhado.

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